sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mitose

Biologia:


1. Mitose
É o processo de divisão celular que vem da teoria que toda célula provém de outra pré-existente, onde uma célula irá gerar outra com o mesmo numero de cromossomos.a.

1.1 O Processo da Mitose

É um processo de divisão que repõe células mortas no organismo e aumenta o número de células durante o crescimento, para os unicelulares e alguns pluricelulares serve para reprodução.

1.2. Ciclo Celular: Interfase e Mitose
A interfase é subdividida em 3 fases, a G1, S, G2, onde depois ocorre a mitose(M), havendo um ciclo celular.



Obs: "G0" é a fase em que são denominados os que não realizam divisão



A "G1" não há duplicação de cromossomos e sim uma pré-duplicação, essa fase pode demorar ou não, depende do tipo de célula, exemplo: células epteliais que formam a pele, necessitam constantemente estar realizando a mitose, então o fase G1 é bem rápida. Nessa fase ocorre o aumento, ou crescimento da célula.

A "S" ocorre a duplicação dos cromossomos ou duplicação do DNA. A duplicação do DNA é muito importante para que a célula gerada pela célula "mãe" seja igual.

A "G2" é o período em que a célula se prepara pra a divisão, ela irá criar ou sintetizar os componentes microtubulares, muito importantes na divisão celular


A Divisão Mitótica é dividida em 4 fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.



Prófase: é a 1ª, e também a que demora mais, nela ocorre o aumento no volume nuclear, cada cromossomo é constituído por duas cromátides unidos pelo centrômero, no processo da prófase os cromossomos espiralizam-se e ficam cade vez mais denso, outro acontecimento nessa fase é o desaparecimento dos nucléolos e da carioteca e os centriolos migram para os pólos opostos.




Metáfase: é a 2ª fase da mitose, nela os cromossomos ja espiralizados formam a chamada placa equatorial, quando os cromossomos alinham-se no centro e as fibras do fuso que originaram-se dos centriolos se prendem aos cromossomos.




Anáfase: nessa fase a ligação entre as fibras do fuso e os cromossomos é encurtada devido a força dos centriolos que fazem as fibras se encurtarem provocando um rompimento no centrômero dividindo os cromosomos em duas cromátides irmãs. Essa fase é marcada pelo movimento das cromátides quando são puxadas "<" e ">".



Telófase: é a ultima fase da mitose, quando as cromátides chegam aos pólos opostos e ocorre a citocinese centípeta(corte da celula de fora para dentro), no final da divisão a carioteca e o nucléolo as cromátides desespiralizam e a célula que foi duplicada é identica a original.






                                                                 E esse é o Processo todo:


      










Consulta: Biologia e Cidadania - Ayrton Cesar Marcondes.
Créditos: Prof: Roberto Assunção
Por: Yuri Eguti De Carvalho
Duvidas pelos comentarios ou mande um e-mail!

Nenhum comentário: