sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Célula - Visão Geral

1º ano
Biologia-.Célula - Visão geral
A célula é a unidade basica da vida, por serem estruturas individualizadas mas não independentes umas das outras, elas trabalham entre si para realizarem determinadas funções dentro do organismo. Seres vivos podem se dividir entre unicelulares(uma célula) ou pluricelulares(varias celulas) ou o caso dos vírus onde não encontra-se nenhuma célula, exemplos de seres unicelulares:

  • Bactérias
  • Protozoários

 Exemplos de seres pluricelulares: 

  •  Esponjas 
  • mamíferos

  
2. Os principais contituintes das células são as Proteínas, os carboidratos, os lipídios e os ácidos nucleicos(DNA e RNA).

3. Citologia(estudo da Célula)
A citologia está diretamente ligada ao aperfeiçoamento dos microscópios, pois a célula e seus constituintes encontram-se no "mundo microscópio". O primeiro sistema de lentes para microscópio foi construído por Zacharias Jansen(1574-1929) em 1590. Depois dos estudo de Robert Hooke(1635-1703) em 1665 deu partida ao estudo da célula até o século XX, onde concluiu-se que a célula

  •  é a menor unidade da vida 
  • as células só originam-se de outras células pré-existentes 
  • as células são unidades morfológicas e fisiológicas que constituem todos os seres vivos 
  • as propriedades de um organismo deram inicio a partir das suas células

  
4. Estrutura das Células
As células em geral apresentam membrana plasmática, citoplasma e núcleo

  
4.1. A membrana plasmática funciona como um envolvente da célula onde seleciona o que entra e sai da célula.

4.2. O Citoplasmas é onde se encontra as organelas citoplasmáticas membranosas como: mitocôndrias, plastos, lisossomos, peroxissomos e as organelas citoplasmáticas microtubulares como: centríolos, corpúsculos basais, flagelos e cílios que dão funcionamento a célula

  
4.3. O núcleo é privado aos seres eucarióticos, é onde se encontra o material genético, que define as características do ser.

  
5. Células Procariótas e células Eucariótas
Com o passar do tempo todos seres vivos passam por mudanças e evoluções, se tornam complexos cada vez mais, o mesmo ocorre com as células, onde também se desenvolvem e evoluem, com base nisso foram definidos dois tipos de célula, as procarióticas e as eucarióticas.


5.1. As Células procarióticas
Os seres procariontes tem uma certa vantagem de poder viver em vários ambientes, como águas de altíssima temperatura ou águas de alta salinidade. As células procarióticas diferem das eucarióticas por n apresentarem um núcleo organizado ou seja, não apresentam carioteca(ou membrana nuclear), fazendo que o nucleoide se encontre no citoplasma.



Célula Procarióta
                                   

 5.2 Células Eucarióticas. 
São maiores em geral, mais complexas que as procarióticas, na célula eucariótica o núcleo é organizado, ou seja, apresenta carioteca que divide o nucleoide(cromatina - cromossomo), nucléolo e o resto do citoplásma, no mesmo encontra-se organelas que se ocupam do funcionamento do organismo que vai de mitocôndrias que adquire energia e faz a respiração célular, até lissosomo responsável pela excreção celular.




  





Consulta: Biologia e Cidadania - Ayrton Cesar Marcondes
Créditos: Prof: Roberto Assunção.

 Por: Yuri Eguti de Carvalho









Duvidas pelos comentarios




Nenhum comentário: