sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Esparta

#Grécia

*Esparta

-Esparta era uma cidade grega com a finalidade de criar bons soldados, e para as mulheres, criar boas mães de soldados, pode-se disser que Esparta era práticamente um quartel.


1. Organização política:
-Esparta fazia parte de uma oligarquia militar
-Apresentava
a)Diarquia, um rei para as questões religiosas e comandava o exercito e outro para comandar a política(presidiam a gerúsia)

b)Gerúsia, onde elaboravam as leis, onde ficava o senado, julgavam crimes contra o estado, as pessoas que presidiam tinha cargos vitalícios(vida toda).

c)Éforos, fiscalizavam os reis, covocam e presidiam a ápela, tinham o poder do veto das leis da gerúsia, controlavam as finanças, julgavam os crimes normais da cidade, era um orgão executivo, comandado por 5 magistratos, com cargos de 1 ano.

d)Ápela, era uma assembléia popular, onde so participavam pessoas acima de 30 ano, era um orgam consultivo, alegiamos éforos e gerontes.


2. Educação. - Homem
-Havia a prática da eugenia, ou seja, selecionavam as crianças que poderiam se tornar esparartanos, educação militarista, com o objetivo de formar bons soldados

a)Paides, ocorria dos 7 aos 17 anos de idade, ensinavam noções de calculo, laconismo(falar pouco), arte da guerra, ou seja, mexer com armas etc, poderia haver pederátia(sexo entre homens), e uma educação totalmente cívica.

b)Aos 18 anos havia oque chamavam de kriptéia, onde os soldados em formação eram soltos na cidade, com o objetivo de matar o maximo de hilotas que encontrasse.

c)Dos 20 aos 29 anos, ja participavam do exécito permanentemente.

d)Aos 30 anos ficavam na reserva do exercito, recebiam terrenos junto com 5 hilotas, com o objetivo de criar filhos, podiam participar da ápela, aos 60 anos eram dispensados do exército.


3.Educação - Mulheres:
-Enquanto o homem pertencia a esfera publica, a mulher perteciam ao lar, essa ideologia é chamada de gineceu, onde a mulher trabalha em casa. As mulheres exerciam sua cidadania. Viviam sobre a dominação masculina(pai, tutor, filho, ou tutor), podiam ser repudiadas pelos maridos, aprendia a administrar a casa cuidar da esducação dos filhos e serviços domesticos como tecer fiar etc. As mulheres de maior porte, como uma donzela ficavam em destaque em cerimônias religiosase publicas.


-Havia também mulheres que "serviam aos homens", como as prostitutas(pornai) cobravam 1dracma por seus serviços, havia também, as cortesãs(hetairai), elas participava de banquetes e cobravam 1 mina(cerca de 100dracmas)







Por: Yuri Eguti de Carvalho
Créditos: Kleber leite - Consulta.


Duvidas nos comentarios, ou mande um e-mail
valeu!

Nenhum comentário: