sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Colocação Pronominal

#Colocação Pronominal
-Divide-se em 3
Próclise, Ênclise e Mesóclise.


1. Próclise

-É quando colocamos um pronome obliquo átono antes do verbo
Obs: Pronomes oblicos átonos: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos, vos.


1.1 Quando se usa próclise.
-Palavras com sentido negativo
Ex: Nada me faz querer sair dessa cama
Ex: Não me telefones mais.

-Advérbios, se não estiverem isolados por virgula
Ex: Aqui se tem paz
Ex: Sempre me dediquei aos estudos


-Orações interrogativas
Ex: Quem lhe disse isso?
Ex: Cada um se vira como pode
Obs: O 2ºex é um caso de interrogativa indireta, onde não há a presença da interrogação.

-Pronomes relativos: a qual, as quais, o qual, os quais, cujo, cujos, cuja, cujas, onde(em que)
Ex: A aluna que me mostrou a tarefa não veio hoje
Ex: O lugar onde se faz isto é muito longe
Obs: O "que" do 1ºex, pode ser substituido por cujo, por isso considerado próclise

-Pronomes demonstrativos
Ex: Isso me deixa feliz
Ex: Aquele ano me aterrorizou


-Verbo no gerúndio, precedidos da preposição "em"
Obs: Verbos no gerúndio são aqueles que terminam em ndo, Ex: correndo, fazendo etc
Ex: Em se tratando em qualidade de vida, ainda precisamos melhorar muito
Ex: Belém é um das capitais brasileiras que, em se tratando de opções de lazer, está na frente

-Palavras exclamativas e orações optativas(as que exprimem desejo)
Ex: Deus te ajude
Ex: Que tudo ocorra bem

-Conjunções subordinativas
Ex: Tudo sairá conforme nos disseram
Ex: Assim que me falaram, tomei providências

2. Ênclise
-Aplicamos os pronomes obliquos átonos depois do verbo

2.1 Quando se usa ênclise
-No início de oração e depois de pausa definida por virgula e ponto
Ex: Falam-nos todos os dias na escola
Ex: Diga-lhe que tudo foi realizado

-Verbo no imperativo afirmativo
Ex: Menino, levante-se
Ex: Pegue suas coisas e retire-se daqui

-Verbo no infinitivo impessoal
Ex: Gostaria de elogiar-te pelo bom trabalho
Ex: Eu não quis exatar-me diante de ti


-Verbo no Gerúndio
Ex: Chamei-a mas ela fazendo-se de desentendida não voltou
Ex: Ele está fazendo-se de importante




3. Mesóclise
-Aplicamos o pronome obliquo átono no meio do verbo


3.1 Quando usar mesóclise
-Verbo no futuro do presente ou no futuro do pretérito
Ex: Quando você chegar de viagem perguntar-lhe-ão muitas coisas
Ex: Propor-lhe-ei uma vantegem que só um louco não aceitaria









Por: Yuri Eguti de Carvalho
Créditos: Démetrio Márcola




Duvidas nos Comentários
Valeu

Nenhum comentário: